-APROXIMAÇÕES, DISTANCIAMENTOS. O PLANO NO CINEMA CONTEMPORÂNEA, UM PROBLEMA POLÍTICO-ESTÉTICO.
"Aproximações, Distanciamentos: O Plano no Cinema Contemporânea, um Problema Político-Estético" pretende colocar como uma questão central da pesquisa a posição ocupada/definida pelo Plano na forma do fazer cinematográfico. A composição de um plano, o tempo que o plano dura, os movimentos de câmera durante a filmagem do plano, são definições de formas fílmicas que se traduzem num problema ao mesmo tempo estético e político da imagem. A partir dessa tese central, que trata das implicações da forma fílmica na definição de uma estética e, por conseguinte, em uma política da imagem, nosso proposição é realizar uma cartografia dos usos dos diferentes planos na produção cinematográfica contemporânea, tomando como objeto um certo número de filmes, a serem definidos a partir da exibição em festivais e mostras de cinema cujo foco são as novas apostas estéticas e pelo modo como seus realizadores/cineastas fazem do plano uma concepção estética (dramatúrgica, narrativa, ética etc.) e como uma política da imagem.
-CINEMA EXPERIMENTAL- O LEGADO DE CINEMA DE JONAS MEKAS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
O projeto "Cinema Experimental: o legado do cinema de Jonas Mekas na produção contemporânea" dá continuidade ao processo de pesquisa inciado em 2013.2, que tratava especificamente sobre o cinema experimental dos anos 60,nos Estados Unidos, tomando a obra do cineasta lituano/americano, Jonas Mekas, como referência principal, uma vez que foi essa produção que deu início ao trânsito do cinema para os museus, galerias de arte e, sobretudo, para os grandes centros de arte moderna e contemporânea. Nesse deslocamento, Jonas Mekas deu ao cinema um lugar de obra artística, o que significou a inscrição dessas obras no circuito das artes para além dos museus de cinema e das cinematecas dos diferentes países e continentes. O legado dessa obra pode ser visto no Brasil em obras cinematográficas produzidas por artistas desde os anos 60/70, quando do surgimento do vídeo como suporte das artes e se pode ser muito claramente nas obras em bitola super-8 ou em 16mm. No Ceará, a produção contemporânea, embora muito diversa, encontra um diálogo bem produtivo com as obras de Jonas Mekas. Diversos cineastas têm se apropriado desse tipo de película para produzir seus filmes, realizar um trabalho mais autoral e sem o compromisso com o modelo industrial cinematográfico. Nossa proposição visa identificar obras e cineastas que tomam essa referência como objeto de suas pesquisas estética, éticas e políticas. Fazer um estudo comparativo entre obras da geração dos anos 60 nos Estados Unidos e a geração dos anos 2000 no Ceará é nossa proposta metodológica.Fazer um inventário dessa produção e analisar em função do que encontramos na pesquisa anterior sobre o modo cinema de Jonas Mekas. O que é central para o cinema produzido por essas duas gerações? Que diálogos podemos estabelecer entre elas? É possível estabelecer um circuito artístico para essas obras? Onde elas se encontram e se separam.
Projetos de Extensão:
Áreas de Interesse: Comunicação, Vídeo, Artes, Filosofia, Sociologia e Cinema
Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
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